Disciplina - História

História do Brasil

Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro
O Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro é um núcleo de pesquisa e documentação sediado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e voltado para a recuperação, registro e preservação do patrimônio material e imaterial referente à história do trabalho, dos trabalhadores e suas organizações. Partindo de uma perspectiva bastante abrangente, o AMORJ tem tentado cobrir as características de constituição e trajetória de diversos segmentos da classe trabalhadora, sua experiência de trabalho em diferentes ambientes, seus esforços de reprodução, suas manifestações culturais, suas várias formas de resistência e atuação política, além da história das instituições relacionadas ao mundo do trabalho.
Acesse o link

Brasil Imperial
Sítio monarquista. Disponibiliza hinos, notícias, história do império brasileiro, glossário, entre outros documentos referentes ao período monárquico no Brasil.
Acesse o link

Brasil República
Sítio com conteúdo direcionado ao período da República no Brasil. Contém, textos, fotografias e gravuras sobre as diversas fases da República brasileira. O sitio disponibiliza textos de diversos autores distribuídos pelos períodos republicanos da História brasileira.
Acesse o link

Cabral - O Viajante do Rei
Revista on line sobre a história da vida do descobridor do Brasil, dividido em seções: biografia de Pedro Álvarez Cabral, A Viagem do Descobrimento, Portugal - País descobridor de mundos, entre outras e ainda conta com uma seção especial infanto-juvenil. Faz parte do Projeto Memória do ano 2000.
Acesse o link

Centro de Referência da História Republicana Brasileira
Sítio do Centro de Referência da História Republicana Brasileira ligado ao Museu da República, contém vasto material referente a História da República no Brasil.
Acesse o link

Cidades Históricas do Brasil
O sítio Cidades Históricas do Brasil contém vasto material de algumas cidades históricas brasileiras como São João Del Rei e Ouro Preto, entre outras. Entre o material disponibilizado, destacam-se as fotografias de monumentos e personagens de destaque na história brasileira.
Acesse o link

DJWeb
Textos e fotografias resultantes de uma pesquisa que tem como objetivo divulgar os povos indígenas do Brasil (Guarani - SP, Irantxe e Erikibaktsa - MT), suas tentativas de escolarização (formação de professores indígenas) e sua historicidade (suas histórias e formas de ver o mundo) e também discutir a imagem fotográfica enquanto fonte histórica.
Acesse o link

Educaterra - Portal de Educação do Terra
História Educaterra - Portal de Educação do Terra, com vasto conteúdo de História do Brasil e Geral.
Acesse o link

Fundação Cultural Palmares
A Fundação Cultural Palmares é uma entidade pública vinculada ao Ministério da Cultura, instituída pela Lei Federal nº 7.668, de 22.08.88, tendo o seu Estatuto aprovado pelo Decreto nº 418, de 10.01.92, cuja missão corporifica os preceitos constitucionais de reforços à cidadania, à identidade, à ação e à memória dos segmentos étnicos dos grupos formadores da sociedade brasileira, somando-se, ainda, o direito de acesso á cultura e a indispensável ação do Estado na preservação das manifestações afro-brasileiras.
Acesse o link

Fundação Joaquim Nabuco
Página da Fundação Joaquim Nabuco, que contém textos entre outros materiais referentes a História do Brasil.
Acesse o link

História da Educação no Brasil
O sítio discute as mudanças educacionais ocorridas no Brasil. Coloca os objetivos a serem alcançados, as políticas educacionais, as leis na área de educação entre outros temas. Apresenta uma tabela cronológica relativa a História da Educação brasileira em suas várias fases.
Acesse o link

O Café no Brasil Imperial
História do café no Brasil Império. Fotografias, textos e imagens do período colonial. Os barões do café e suas fazendas. Os primeiros desbravadores da serra fluminense. Joaquim Breves - o rei do café no Brasil Imperial. Preservação do patrimônio histórico. As cidades do café: São João Marcos, Piraí, Pinheiral, Barra do Piraí, Resende e Rio Claro.
Acesse o link

Os índios na História do Brasil
Esta página é um projeto de John M. Monteiro, professor livre-docente do Departamento de Antropologia da Unicamp. Vinculado ao Projeto de Produtividade em Pesquisa do CNPq "A Voz e a Vez dos Índios" e ao Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena da UNICAMP. Contém imagens, estudos e informações referentes aos índios na História do Brasil.
Acesse o link

Portal Arqueológico dos Pretos Novos
No sítio arqueológico Cemitério dos Pretos Novos, localizado na rua Pedro Ernesto, no bairro da Gamboa, no centro da cidade do Rio de Janeiro, foi descoberto um dos mais importantes patrimônios históricos da humanidade. Através deste portal, você vai poder conhecer um pouco desta fantástica descoberta e ver tudo ilustrado em Imagens da Nossa História. Desde a transformação do local em sítio arqueológico até as conclusões dos estudos científicos e as influências deixadas por populações negras africanas que vieram do outro lado do Atlântico para enriquecer o leque cultural do Brasil. Descobrindo os costumes, os hábitos e a arte destes povos, torna-se mais fácil pensar a origem da nação brasileira enquanto reflexo na sociedade contemporânea do país.
Acesse o link
Recomendar esta página via e-mail: