Disciplina - História

Entidades de pesquisa

ABHO - Associação Brasileira de História Oral
Criada em 1994, a Associação Brasileira de História Oral (ABHO) congrega estudiosos e pesquisadores das áreas de história, ciências sociais, antropologia, educação e demais disciplinas das ciências humanas de todas as regiões do país. Seus associados têm em comum o uso da história oral em suas pesquisas, isto é, a realização de entrevistas gravadas com pessoas que viveram ou testemunharam acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida, ou outros aspectos da história contemporânea.
Acesse o link

ABPHE - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica
A Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) é uma sociedade civil que congrega economistas, historiadores, cientistas sociais e outros estudiosos da história econômica e disciplinas afins (história de empresas, história do pensamento econômico etc.). A Associação tem entre seus objetivos promover reuniões científicas e editar publicações especializadas nas suas áreas de atuação. A ABPHE também busca atuar no sentido de garantir a localização e preservação de fontes documentais para a história econômica do Brasil e servir como órgão de informação e ligação entre pesquisadores, assim como entre os diversos centros e instituições que se dedicam aos mesmos objetivos.
Acesse o link

ABREM - Associação Brasileira de Estudos Medievais
A Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) constituída em 22 de março de 1996, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com sede nacional no município em que estiver instalada a diretoria.
Acesse o link

ANPUH - BA
A ANPUH, seção Bahia, é formado, fundamentalmente, de professores do ensino superior e de alunos de pós-graduação em História e áreas afins.
Acesse o link

ANPUH - CE
Sítio da ANPUH seção Ceará.
Acesse o link

ANPUH - ES
A Seção Regional do Espírito Santo - ANPUH-ES - foi reativada em 1995 e desde então tem se dedicado ao aperfeiçoamento do ensino de História em seus diversos níveis, ao estudo, à pesquisa e à divulgação de assuntos de História, assim como à defesa do livre exercício dos profissionais de História no Estado do Espírito Santo.
Acesse o link

ANPUH - GO
Sítio da ANPUH seção Goiás.
Acesse o link

ANPUH - MT
Sítio da ANPUH seção de Mato Grosso.
Acesse o link

ANPUH - RJ
O Rio de Janeiro esteve representado na ANPUH desde a origem da associação. A seção estadual da ANPUH Rio de Janeiro foi reorganizada nos anos 80 e atualmente conta com cerca de 400 associados em todo o estado. É o maior núcleo em número de associados da ANPUH.
Acesse o link

ANPUH - RS
No Rio Grande do Sul, o Núcleo Regional da ANPUH está organizado desde o ano de 1979, tendo sofrido uma reestruturação em 1994. Possui em torno de 300 associados ativos anualmente espalhados por todo o Estado e é o segundo maior núcleo em número de filiados do Brasil. Parte dos seus sócios está organizada em Grupos de Trabalho (GTs) que visam trabalhar temas específicos de interesse histórico e/ou profissional.
Acesse o link

ANPUH - SC
A ANPUH - Seção SC é entidade civil sem fins lucrativos, com duração por tempo indeterminado, que congrega os profissionais de História do Estado de Santa Catarina e que está filiada à Associação Nacional de História – ANPUH, na condição de Seção Estadual.
Acesse o link

ANPUH - SP
A ANPUH - SP se dedica ao aperfeiçoamento do ensino de História em seus diversos níveis, ao estudo, à pesquisa e à divulgação de assuntos de História, assim como à defesa do livre exercício dos profissionais de História no Estado de São Paulo.
Acesse o link

ANPUH -PR
Sítio da Associação Nacional de História, seção Paraná.
Acesse o link

Associação Brasileira de História das Religiões
O propósito da Associação é reunir estudiosos da História, Sociologia, Antropologia, Ciência Política e de outros ramos das Ciências Sociais que vêm realizando investigações sobre religião no Brasil. A ABHR quer colaborar para consolidação do campo de estudos científicos sobre religião, promovendo o intercâmbio entre investigadores e de estudantes de Mestrado e Doutorado das diferentes áreas das Ciências Sociais.
Acesse o link

CEANS - Centro de Estudos de Arqueologia Náutica e Subaquática
A proposta do CEANS é a de que apenas através da ciência arqueológica é que podemos intervir sobre esse patrimônio, com o intuito de gerar processos investigativos e interpretativos que culminem com a produção de conhecimento científico. Nesse sentido, o Centro condena aquelas práticas predatórias relacionadas com a caça ao souvenir ou com a mera exploração comercial, ainda que esta última seja feita em nome da história.
Acesse o link

CEMA - Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos
O CEMA foi fundado em meados de 2000 por doutorandos do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) e do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (DH/FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo principal do Centro tem sido viabilizar e incentivar a realização e o crescimento, em nosso país, das pesquisas acadêmicas sobre os povos indígenas da Mesoamérica e dos Andes, especialmente dos períodos pré-hispânico e colonial, bem como promover o diálogo dessas pesquisas com as que se dedicam a populações nativas de outras regiões do continente ou de outros períodos históricos.
Acesse o link

CEMARX - Centro de Estudos Marxistas
Sítio do Centro de Estudos Marxistas - CEMARX - da UNICAMP contém notícias, pesquisas, textos e artigos concernentes ao referencial teórico marxista.
Acesse o link

Centro Cultural Antonio Carlos Carvalho
Sítio do CeCAC - Centro Cultural Antonio Carlos Carvalho que contém textos, documentos e artigos sobre questões sociais contemporâneas tendo como referencial teórico o materialismo histórico-dialético.
Acesse o link

Centro de Estudos e Documentação das Brigadas Internacionais
Sítio do Centro de Estudos e Documentação das Brigadas Internacionais, grupos revolucionários que lutaram contra o fascismo do General Franco na Espanha e pelo socialismo. Sítio em espanhol.
Acesse o link

CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Foi criado em 1973 com o objetivo de abrigar conjuntos documentais relevantes para a história recente do país e desenvolver pesquisas históricas.Os conjuntos documentais doados ao CPDOC, que podem ser conhecidos no Guia dos Arquivos, constituem, atualmente, o mais importante acervo de arquivos pessoais de homens públicos do país, integrado por mais de 170 fundos, totalizando cerca de 1,8 milhão de documentos.
Acesse o link

Fundação Oscar Niemeyer
A Fundação Oscar Niemeyer, criada em 1988, é um centro de informação e pesquisa voltado para a reflexão e difusão da arquitetura, urbanismo, design e artes plásticas, e para a valorização e preservação da memória e do patrimônio arquitetônico moderno do país. A Fundação Oscar Niemeyer consolidou-se como um importante centro de documentação, ao disponibilizar seu acervo arquivístico e bibliográfico e oferecer produtos e serviços de informação crítica sobre a arquitetura e urbanismo.
Acesse o link

GEPAL - Grupo de Estudos de Política da América Latina
A principal motivação teórica do grupo é o quadro político e social latino-americano que se desenhou em meados dos anos 1990, quando praticamente todos os países da região adotaram, de um lado, o modelo neoliberal de acumulação capitalista e, de outro, cultivaram fortes resistências populares à implantação das políticas neoliberais.
Acesse o link

GERI - Grupo de Estudos em Relações Interétnicas
O Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (GERI) foi formado em 1997 por estudantes e pesquisadores de graduação e pós-graduação do Departamento de Antropologia (DAN) e do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC), da Universidade de Brasília (UnB), tendo como Coordenador o Prof. Dr. Stephen Grant Baines e a colaboração de Maxim Repetto, na época, mestrando em Antropologia. Desde sua criação buscamos abrir um espaço crítico de diálogo acerca de temas referentes às relações interétnicas em termos abrangentes sendo estimulada a divulgação de trabalhos em nosso Boletim e a participação em nosso programa de seminários. Vários projetos de pesquisa foram iniciados e realizados a partir das discussões do GERI o que viabilizou a elaboração de monografias de graduação e pós-graduação, artigos e a organização de grupos de trabalho em congressos científicos. Parte destes resultados podem ser acessados através do Boletim Anual do Geri disponível em nossa página.
Acesse o link

História da Alimentação
Site do grupo de pesquisa em História e Cultura da Alimentação da Universidade Federal do Paraná - UFPR.
Acesse o link

História, Sociedade e Educação no Brasil
Sítio do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) contém textos entre outros materiais referentes a História da Educação no Brasil.
Acesse o link

Instituto de Estudos de Gênero
A partir de um processo de mais de dez anos de envolvimento com o feminismo e com os estudos de gênero, as pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), associadas a outras pesquisadoras da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), UNISUL e UNIVALE criaram, recentemente, o Instituto de Estudos de Gênero (IEG), sediado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC. Este instituto pretende dar unidade e visibilidade a um conjunto extenso de pesquisas e atuação em diversas áreas acadêmicas com o objetivo de estreitar os vínculos deste trabalho com os movimentos sociais comprometidos com os direitos das mulheres e a promoção da igualdade de gênero.
Acesse o link

NUCLEAS - Núcleo de Estudos das Américas O Núcleo de Estudos das Américas
Foi criado em 2004 pelos professores Procientistas do Departamento de História da UERJ, Maria Teresa Toribio Brittes Lemos e Paulo Roberto Gomes Seda. A preocupação com os estudos americanos e sua maior divulgação para a comunidade motivaram aqueles professores a criar um espaço acadêmico e científico na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Acesse o link

NHII - Núcleo de história indígena e do indigenismo
O NHII é um centro de pesquisa e de assessoria especializado, dedicado à investigação de temas ligados à história dos índios no Brasil, bem como às relações dos diversos povos indígenas brasileiros entre si e com a chamada sociedade envolvente, do período colonial até o presente.
Acesse o link

Núcleo de Estudos de Gênero Pagu
O Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Universidade Estadual de Campinas, é um centro interdisciplinar de pesquisa voltado para a produção e disseminação do conhecimento em torno da problemática de gênero. As atividades de pesquisa, de natureza acadêmica , congregam especialistas que desenvolvem estudos no âmbito de diferentes tradições disciplinares, contemplando temas variados, abordados a partir de diversas perspectivas teóricas.
Acesse o link

Sociedade Brasileira de Ensino de História
Objetivos desta página: proporcionar informações sobre o conhecimento histórico; estimular a discussão sobre tópicos pertinentes ao nosso trabalho de ensino de história; trazer assuntos relacionados com o cotidiano do ensino; valorizar manifestações ligadas ao conhecimento histórico; fortalecer um espaço opinativo dos professores.
Acesse o link

Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos
A SBEC, fundada em 1985, é uma entidade sem fins lucrativos que congrega instituições, profissionais, estudiosos e demais interessados nas culturas da Antiguidade Clássica e em outras com elas relacionadas.
Acesse o link
Recomendar esta página via e-mail: