Disciplina - História

Arquivos Históricos

Arquivo Edgard Leuenroth - AEL
O Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) iniciou suas atividades em 1974 com a chegada da coleção de documentos impressos reunidos por Edgard Leuenroth, pensador anarquista, militante das causas operárias, linotipista e jornalista por ofício e paixão. Tais fontes foram adquiridas na época pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para constituir um centro de documentação que possibilitasse acesso às fontes primárias necessárias aos trabalhos do então recém criado programa de pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Ifch) da Unicamp.
Acesse o link

Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
O acervo do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro remonta à época da refundação da cidade, em 1567, quando Mem de Sá transferiu a cidade do morro Cara de Cão - onde fora instalada por Estácio de Sá -, para o novo sítio situado no morro do Castelo originários do exercício da administração da cidade foram recolhidos ao arquivo da Câmara. Com o passar dos anos, arquivos particulares de interesse público foram anexados ao acervo, assim como novas mídias foram a ele incorporadas. Deste modo, um amplo conjunto documental, que versa sobre a cidade do Rio de Janeiro, com mais de 4 séculos de existência, encontra-se à disposição do pesquisador e do cidadão. Segue o resumo do acervo, de acordo com os setores que custodiam as diferentes espécies documentais, de maneira a facilitar a consulta na instituição ou nas séries documentais já digitalizadas e que estão disponíveis on-line, neste sítio.
Acesse o link

Arquivo Histórico Judaico Brasileiro
O Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (AHJB), sociedade civil sem fins lucrativos e de caráter cultural, é uma instituição que serve à sociedade e a todos os interessados em pesquisar sobre a história da imigração judaica no Brasil. Desde sua fundação, em 1976, o AHJB tem como compromisso a preservação da memória da presença judaica no país. Acesse o link

Arquivo Marxista na Internet
Com o Arquivo Marxista na Internet pretendemos facilitar o acesso, especialmente, aos trabalhos dos "marxistas clássicos". Uma parte significativa destes trabalhos já está disponível em inglês, e, através da fundação de uma seção não inglesa, esperamos que cada vez mais pessoas possam usar este arquivo.
Acesse o link

Arquivo Nacional
Exposição de documentos textuais, fotografias, mapas e plantas, discos, fitas e filmes do século XVI até os dias atuais.
Acesse o link

Arquivo Público do Estado de São Paulo
O Arquivo Público do Estado de São Paulo, um dos maiores arquivos públicos brasileiros, é detentor de um acervo de aproximadamente 10 mil metros lineares de documentação permanente, disponíveis integralmente à consulta pública, e aproximadamente 16 mil metros lineares de documentação intermediária, que corresponde ao Arquivo Administrativo. Além disso, diagnóstico recente apresentado pelo Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo demonstra que mais de 900km lineares de documentos acumulam-se por todo o Estado.
Acesse o link

Arquivo Público do Estado do Paraná
O acervo do Arquivo Público do Paraná é constituído de aproximadamente 4000 metros lineares de documentos de caráter administrativo- legal (Arquivo Intermediário) e de caráter histórico-cultural (Arquivo Permanente). Os documentos históricos constituem cerca de 18%. Um dos documentos mais antigos é datado de 1697 e trata do inventário de bens de Baltazar Carrasco dos Reis, um dos primeiros povoadores dos campos de Curitiba. A maior parte do acervo, entretanto, pertence aos séculos XIX e XX., constituindo-se em importante fonte de conhecimento sobre o desenvolvimento social, econômico, político e administrativo do Paraná.
Acesse o link

Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro - APERJ
O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro - APERJ, responsável pela guarda e preservação da documentação produzida pelo Executivo Estadual, reúne interessante e importantíssimo acervo que vem desde o século XVIII até nossos dias, contando com cerca de quatro mil metros lineares de documentos textuais, além de mapas, plantas, fotografias, filmes, fitas de áudio, fitas de vídeo e microfilmes.
Acesse o link

Banco de Dados Folha de São Paulo
O Banco de Dados Folha é um acervo jornalístico que contém mais de oito décadas da história recente do Brasil.
Seu objetivo é dar suporte aos jornalistas do Grupo Folha e propiciar o atendimento a pesquisadores, estudantes e empresas na realização de pesquisas.
O acervo inclui a coleção de jornais editados pelo grupo, arquivo de recortes com cerca de 100 mil pastas temáticas e 20 milhões de imagens em arquivos físico e digital.
Acesse o link

Cadastro de Registros de Imigrante do Paraná
O Cadastro de Registros de Imigrantes é constituído de 97.727 registros de pessoas que desembarcaram no Porto de Paranaguá entre os anos de 1876 a 1879 e 1885 a 1896. Constam neste cadastro informações provenientes dos livros de registros de desembarque, livros de registros em hospedarias e livros de registros de entrada em núcleos coloniais do Paraná, com os quais, os usuários interessados em obter a dupla cidadania podem comprovar direitos. Este instrumento de pesquisa tem por finalidade facilitar aos usuários a identificação de alguns dados, como nome, nacionalidade e data. Não constam aqui todos os dados presentes nos livros. Para isto, os usuários devem fazer a consulta pessoalmente. A grafia dos nomes apresentam, por vezes, discrepâncias resultantes da transcrição e da digitação, que são invariavelmente esclarecidas pelo funcionário responsável junto à documentação original para o correto atendimento das solicitações. Outras informações sobre os conjuntos documentais referentes à imigração podem ser obtidas em pesquisa efetuada diariamente na Sala de Consultas do Arquivo Público.
Acesse o link

CEDEM - Centro de Documentação e Memória UNESP
Sítio do Centro de Documentação e Memória - CEDEM da UNESP foi constituído em 1987, tendo como objetivos a realização de pesquisas, a preservação de documentos e sua difusão. Foram recebidos, por custódia ou doação, arquivos e coleções que,anteriormente estavam sob a guarda das seguintes entidades: Archivio Storico del Movimento Operaio Brasiliano-ASMOB, abrigado durante anos na Fundação G. Feltrinelli, sendo hoje seu proprietário o Instituto Astrojildo Pereira; Centro de Estudos do Movimento Operário Mário Pedrosa-CEMAP; Centro de Estudos da Cidade de São Paulo-CEDESP; parte do arquivo do PCB; Instituto Roberto Morena- IRM e finalmente, por convênio firmado recentemente, passamos a sediar a documentação iconográfica, fotográfica e periódica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST.
Acesse o link

Centro de Documentação 25 de Abril
Criado no âmbito da Reitoria da Universidade de Coimbra em Dezembro de 1984, o Centro de Documentação 25 de Abril visa recuperar, organizar e pôr à disposição da investigação científica o valioso material documental disperso pelo país e estrangeiro, sobre a transição democrática portuguesa: o 25 de Abril de 1974, os acontecimentos preparatórios e as suas principais consequências.
Acesse o link

Centro de Memória Digital
O Centro de Memória Digital (CMD) articula competências na área cultural e tecnológica para aplicação da tecnologia digital na preservação, pesquisa, documentação e divulgação do patrimônio histórico e cultural brasileiro. Criado em 2003, com apoio financeiro da Petrobrás, está estabelecido na Biblioteca Central da UnB.
Acesse o link

Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB
Sítio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro disponibiliza arquivos digitalizados.
Acesse o link

Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina
O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina foi fundado em 7 de setembro de 1896, na cidade de Florianópolis. Seu idealizador foi José Arthur Boiteux, que contou com o apoio oficial do então governador do estado, Hercílio Luz, e a participação de representantes do meio político, cultural e econômico, num total de 30 fundadores. Com seu arquivo histórico, detentor de expressiva documentação, sua biblioteca especializada em assuntos catarinenses, sua fototeca e sua mapoteca, o IHGSC constitui-se no mais importante centro da memória catarinense.
Acesse o link

Memórias Reveladas
O Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil, denominado "Memórias Reveladas", foi institucionalizado pela Casa Civil da Presidência da República e implantado no Arquivo Nacional com a finalidade de reunir informações sobre os fatos da história política recente do País.
Acesse o link

Núcleo de Documentação Histórica: UFMS
Sítio do Núcleo de Documentação Histórica "Honório de Souza Carneiro" da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Acesse o link

O Arquivo Histórico do Exército (AHEx)
O Arquivo Histórico do Exército (AHEx) está localizado no Palácio Duque de Caxias, antiga sede do Ministério da Guerra quando a cidade do Rio de Janeiro era a Capital Federal.
Acesse o link

Resgate do Acervo Audiovisual Jornalístico da TV Tupi
Como resultado do projeto Resgate do Acervo Audiovisual Jornalístico da TV Tupi, patrocinado pelo Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos coordenado pelo Ministério da Justiça, a Cinemateca Brasileira apresenta um conjunto de imagens de arquivo organizadas em uma base de dados. São reportagens de telejornais veiculados pela TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil, que foi inaugurada em setembro de 1950 e encerrou sua programação em julho de 1980.
Acesse o link

Revistas Curitibanas
Revistas Curitibanas: 1900-1920 resulta de um projeto de pesquisa realizado entre 2008 e 2010, contemplado com apoio financeiro pelo Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Acesse o link
Recomendar esta página via e-mail: