Disciplina - História

2001: uma Odisseia no Espaço

Capa do filme 2001: uma Odisseia no EspaçoTítulo original: 2001: A Space Odyssey
Ficção Científica, EUA, 1968, 149 min.
Direção: Stanley Kubrick.

2001: uma Odisseia no espaço coloca uma série de questões sobre a tecnologia e a relação da humanidade com suas próprias criações ao som de uma trilha sonora envolvente.
O filme apresenta o computador HAL 9000, responsável pelo controle da nave Discovery. De repente, os tripulantes começam a desaparecer e HAL não mais obedece aos seus criadores.
Stanley Kubrick causou grande impacto em 1968 ao apresentar elementos pouco explorados pela indústria do entretenimento, e que seriam assimilados apenas com a popularização dos computadores e com a disseminação do conceito de inteligência artificial.
As imagens iniciais do filme de Stanley Kubrick nos colocam diante de animais com os quais dificilmente nos identificaríamos. Provavelmente, a intenção do cineasta fosse causar um certo desgosto, um desconforto e uma sensação de estranheza nos espectadores. Ao iniciar sua narrativa fílmica com as relações de sociabilidade entre um grupo de hominídeos, Kubrick parece indicar uma reflexão sobre a universalidade da raça humana.

Saiba mais...
Outras sugestões temáticas
Trailler

Trecho do filme
Pré-História
Recomendar esta página via e-mail: