Disciplina - História

Contexto histórico, autores e obras do Quinhentismo

Durante os séculos XV e XVI Portugal e Espanha ansiavam por conquistar novos territórios. Assim, em 1500, Pedro Álvares Cabral Em 1530 a expedição de Martim Afonso de Sousa iniciou o processo de colonização do Brasil e, poucos anos depois, o território foi dividido em quinze faixas de terras denominadas Capitanias Hereditárias. O fracasso desse intento, em 1549, levou o rei João III a unificar os territórios sob um Governo-Geral. Nesse contexto, o processo de colonização, mediado pelos missionários das ordens franciscana, beneditina e carmelita, consolidou a dominação portuguesa no "Novo Mundo". Esse período compreende as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI. As principais são:

Literatura informativa
Exemplo dessa Literatura é a carta a El-Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil, escrita pelo escrivão da armada de Cabral, Pero Vaz de Caminha.


A Literatura dos Jesuítas
Os principais representantes dessa época foram:

José de Anchieta


José de Anchieta
. Chamado pelos índios de Piahy (supremo pajé branco), produziu a primeira gramática do tupi-guarani.






Pe. Manoel da Nóbrega

Manuel da Nóbrega.
Chefe da primeira missão jesuítica à América, encarregado de enviar cartas a seus superiores, hoje consideradas documentos históricos sobre o Brasil colônia e a ação jesuítica no século XVI.





Obs.: Ao passar o cursor sobre as palavras pontilhadas abrirá uma caixa com texto explicativo.
Recomendar esta página via e-mail: