Disciplina - História

História

25/10/2018

Seed oferta minicurso para prevenção e combate ao bullying

Para reforçar as práticas pedagógicas na prevenção e combate ao bullying, a Secretaria da Educação do Paraná inicia nesta quinta-feira (25) a oferta do minicurso de “Arte e Bullying: possibilidades pedagógicas” para diretores e pedagogos da rede estadual e municipal de ensino. A formação será ofertada no Centro Estadual de Capacitação em Arte Guido Viaro, em Curitiba.

O curso ocorrerá em cinco datas, nos períodos da manhã e tarde, com duração de oito horas, e nos períodos da manhã e noite, com duração de quatro horas divididas em dois momentos. O minicurso será certificado pela Secretaria de Estado da Educação e contará para o plano de carreira dos servidores.

Os profissionais vão estudar temas relacionados ao bullying na escola, narrativas visuais nas obras de arte, a deformação na arte, o belo e o feio na arte, arte como crítica social, artes visuais e dança, e possibilidades pedagógicas para tratar do bullying na escola.

SUBSÍDIOS - A iniciativa tem como objetivo promover subsídios aos profissionais para trabalhar a temática do bullying na escola a partir dos conhecimentos da arte, desconstruir preconceitos e despertar a consciência para a necessidade de valorização da diversidade existente na escola.

“É importante ressaltar que essa proposta de trabalho com bullying abrange todas áreas do conhecimento, ou seja, todas as disciplinas poderão trabalhar a partir dessa proposta”, disse a professora do curso, Márcia Anderson Mascarenhas. Segundo ela, o curso proporcionará ferramentas para propostas pedagógicas aos diretores nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). No ano que vem a formação será ofertada para professores com carga horária de 20 horas.

DATAS E HORÁRIOS – Nesta quinta-feira (25) e nos dias 22 e 29 de novembro os minicursos terão oito horas de duração. Já nos dias 1° e oito de novembro, os participantes farão quatro horas de curso no primeiro dia e outras quatro horas no segundo dia, no período da manhã ou noite.

ARTE POSTAL – O Centro Estadual de Capacitação em Arte Guido Viaro também promove na próxima terça-feira (30) a exposição das redações elaboradas com a temática Stop Bullying. Artistas, técnicos, professores, estudantes e demais interessados podem enviar suas cartas até essa sexta-feira (26) para o endereço Rua Francisco Mota Machado, 490, Capão da Imbuia, Curitiba, Paraná no CEP: 82800-230.

A mostra permanece aberta até 20 de dezembro de 2018. Em seguida os trabalhos recebidos passarão a fazer parte do Acervo do Centro Estadual de Capacitação em Arte Guido Viaro. “Queremos estimular a produção artística de nossos alunos sobre o tema, concretizando essa proposta justamente no mês em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Bullying”, disse a diretora do Centro de Arte, Sabrina Rosa Cadori.

SERVIÇO

II Convocatória de Arte Postal- Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro.

Tema: Stop Bullying.
Técnica: Livre.
Dimensão: (postal 10x15cm, sem envelope).
Gramatura: 150 gr a 300 gr.
Enviar para: Rua Francisco Mota Machado, 490 – Capão da Imbuia – Curitiba – Paraná.
Data limite do envio: 26 de novembro de 2018.
CEP: 82800-230.

Esta notícia foi publicada no site www.educacao.pr.gov.br em 24/10/2018. Todas as informações são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.