Disciplina - História

História

18/03/2015

História do videogame tem exposição em Londrina

Museu do Videogame tem mais de 200 consoles, entre clássicos e atuais.

Mostra permanece em Londrina, no norte do Paraná, até 22 de março.

Uma exposição realizada em Londrina, no norte do Paraná, apresenta a história e a evolução dos videogames. O Museu do Videogame Itinerante reúne mais de 200 consoles, dos clássicos Telejogo, Atari, Nintendo 8 bits e Mega Drive, até os mais atuais, como PlayStation 4 e Wii U. Os visitantes podem jogar gratuitamente vários deles, assim como participar do palco do jogo Just Dance. Segundo o curador do museu, Cleidson Lima, a ideia de fazer a exposição começou após um “ultimato” da esposa. “Eu coleciono videogames há dez anos. Como a coleção cresceu demais, ela falou que, se eu não fizesse um museu ou algo parecido, ela ia mandar os videogames embora. Então, resolvi levar essa ideia em frente”, explica Lima. A exposição começou em 2011, em Campo Grande (MS), onde ficou por cinco anos. Londrina é a primeira cidade a receber o museu além da capital sul-mato-grossense. “Decidimos levar para Londrina por perceber que é uma região tem um perfil muito tecnológico, e que possui um público que gosta de games”, explica o curador. Durante as exposições, o curador percebe que há uma mescla de interesses entre os visitantes. “Uns preferem jogar os mais atuais. Porém, em Londrina, temos percebido que as pessoas preferem os mais clássicos. Vejo muitos pais mostrando para os filhos, jogando junto. E os mais novos procurando conhecer esses videogames antigos. É uma experiência bem legal, que me faz até perder aquele ‘ciúme’ dos consoles”, destaca. 

Relíquias e clássicos
Para Lima, uma das principais atrações do museu é o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972. “Ele foi lançado no ano em que eu nasci. Comprei ele em um brechó de eletrônicos nos Estados Unidos há aproximadamente oito anos. A versão é completa, está na caixa e conta com jogos, que são raríssimos. Na época eu paguei 15 dólares, mas acredito que hoje ele possa valer entre 5 mil e 20 mil dólares”, diz. O museu apresenta outras relíquias, como o primeiro console doméstico do Atari (Atari Pong, 1976), o primeiro a usar cartuchos de jogos (Fairchild Channel F, 1976), o primeiro videogame fabricado no Brasil (Telejogo Philco Ford, de 1977). Há também o Microvision, primeiro portátil a usar cartucho, de 1979, e o R.O.B., um robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985. Na lista também estão itens pouco conhecidos, como o Coleco Telstar Arcade, de 1977, que tem o console triangular, e o Action Max, de 1987, que trazia jogos de tiro em fitas de videocassete. Os visitantes podem conferir ainda Bandai Pip Pin Atmark, o único videogame criado pela Apple, em 1995. Outro videogame destacado pelo colecionador é o Super Game CCE. Não pela história ou importância do console na história dos videogames, mas por ser o primeiro que Lima teve. “Foi minha alegria, a alegria dos meus irmãos. E o que a gente percebe na exposição é isso. As pessoas se identificam com certo videogame ali porque foi o que elas tiveram”, conta Lima. Para o estudante de direito Carlos Henrique Marino, de 23 anos, a exposição é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os videogames mais clássicos, além de matar a saudade. "Eu tive um Nintendo 64, então resolvi parar um pouco aqui e jogar. Sempre gostei de videogame, e aproveitei para vir conhecer a exposição", diz. 

Novidades
Para quem quer aproveitar as novas tecnologias de videogames, o evento possibilita o visitante interagir com jogos de dança e esportes. Os fãs de corrida poderão experimentar o game Drive Club, mesmo simulador usado em eventos como E3 e Brasil Game Show. Um palco foi instalado para quem quiser experimentar o Just Dance 2015, da Ubisoft, e concorrer a prêmios. Os participantes podem inscrever uma equipe com quatro integrantes e buscar a melhor pontuação. Os dez melhores colocados participam da final, no dia 21 de março. Há ainda outras novidades, como os consoles PS4 e PS3, e  ainda há expositores multimídia com o Wii U e ilha de Nintendo 3DS. Cosplay A exposição reserva também um concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no próprio evento. O desfile acontecerá no dia 22 de março. Para participar, é necessário preencher uma ficha e levar cinco cópias impressas da imagem do personagem escolhido. Além disso, os participantes podem aproveitar para tirar fotos com personagens clássicos dos videogames, como Mario e Luigi, do Super Mario World, entre outros. Exposição A exposição Museu Itinerante do Videogame segue no Shopping Boulevard (Avenida Theodoro Victorelli, 150 - Jardim Helena, Londrina), até o dia 22 de março. A mostra fica aberta de segunda a sábado, das 13h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h. A entrada é gratuita.


Esta notícia foi acessada em 18/03/2015 no site G1. As informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.