Disciplina - História

História

22/05/2014

Sons de uma época de destruição

Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta concerto cênico com obras de compositores contemporâneos à Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

Por: Rafael Rodrigues Costa

A Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta amanhã e sábado, no Teatro da Reitoria, um concerto temático em memória ao centenário da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Entremeado por vídeos, slides de fotografias e leituras de textos, o programa terá obras de compositores contemporâneos ao conflito – alguns deles combatentes, como o inglês Ralph Vaughan Williams, que tinha 41 anos quando a guerra começou e se alistou no Corpo Médico do Exército Real Britânico. Sua peça The Lark Ascending, que começou a ser escrita no início da guerra e estreou em 1920, faz parte da apresentação.

De acordo com o diretor artístico da orquestra, Harry Crowl, pelo menos outros dois compositores presentes no programa estiveram no front – o alemão Richard Strauss (1864-1949), cujo lied Morgen será cantado pela soprano Helen Tórmina; e o francês Maurice Ravel (1875-1937), autor de “Pavane pour un Infante Défunte”.

A proposta é abranger também a maior parte dos países envolvidos no conflito. Uma obra do russo Alexander Glazunov (1865-1936) é especialmente representativa nesse sentido: Paraphrase sur les Hymnes des Nations Alliées, Op. 96 reúne hinos de países aliados em uma peça sinfônica, adaptada para a formação reduzida da Filarmônica. Seu tom triunfalista, no entanto, será confrontado por imagens do conflito. “Pensamos em um concerto memorial da guerra com a ideia de que a guerra é uma coisa estúpida, a pior coisa que o ser humano inventou, e a Primeira é um marco histórico em termos de violência, destruição e uso da inteligência humana para o mal”, explica Crowl. “Resolvemos trazer o audiovisual, já que a música é abstrata. Nossa ideia era trazer uma visão da realidade da guerra de forma bem crua.”

Para o regente Márcio Steuernagel, o resultado final, além de um panorama do que se poderia ouvir nas salas de concerto da época, é uma reflexão sobre a guerra em uma época que segue assombrada pela violência entre nações. “O percurso é mais emocional que narrativo”, descreve.

Programe-se

Música em Tempo de Guerra – Orquestra Filarmônica da UFPR

Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1.299), (41) 3360-5066. Dias 23 e 24, às 20 horas. Entrada franca.


Esta notícia foi acessada em 22/05/2014 no site Gazeta do Povo. As informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.