Disciplina - História
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
Exposição Paraná Espanhol
Mostras
Início : Quarta-Feira 25 Fevereiro 2015, 9:00
Fim : Segunda-Feira 30 Março 2015, 9:00
Informação de contato :

Museu Paranaense de Curitiba

Rua Kellers, 289 - Alto São Francisco - Curitiba
Email :
URL : http://www.museuparanaense.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=203
Está em cartaz no museu Paranaense em Curitiba a exposição "Paraná Espanhol".



A mostra traz detalhes históricos sobre os primeiros europeus que estiveram no território que viria a ser o Paraná. Ela ressalta o mundo que o Império Espanhol encontrou, no século XV, na região em que hoje se desenvolveu o Paraná, com sua natureza, seus habitantes e a cultura local. É mostrado o estilo de vida dos moradores nativos da região, contrastado com o novo ambiente das cidades espanholas de Ontiveros, Ciudad Real del Guairá e Villa Rica del Espiritu Santo. Também o intenso trabalho dos jesuítas junto às populações indígenas, protegendo-as dos ataques dos bandeirantes paulistas, e os novos conhecimentos que introduziram no cotidiano destes povos. Além da fundação de um primeiro núcleo de europeus em Paranaguá, por imigrantes espanhóis, a busca de ouro nos rios da serra rumo a Curitiba e a permanência da cultura ibérica no Estado.



Compõem a mostra instalações, banners, fotografias, painéis e textos, além de objetos de origem arqueológica, histórica e de grupos indígenas do Paraná, existentes no acervo do Museu Paranaense. Ao todo serão mais de 250m² de área expositiva, em 10 espaços do andar térreo do principal prédio do museu.



Fonte: Site do Museu Paranaense, disponível em http://www.museuparanaense.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=203 , acessado em 24/02/2015.