Disciplina - História

Biblioteca do Professor

A Biblioteca do Professor constitui parte do acervo das bibliotecas das unidades escolares que integram a rede pública estadual de Ensino. Abaixo, alguns títulos que são encontrados nas escolas.



Autor:Leandro Karnal
Título: História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas
Editora:Contexto
Catorze profissionais reconhecidos da área unem suas experiências e concepções em um livro que lança novas luzes sobre o trabalho do professor, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. A partir das teorias, questiona certas práticas de sala de aula e propõe outras, mais eficazes para despertar o interesse dos alunos pela matéria e mais compatíveis com a responsabilidade social do historiador. Basta selecionar conteúdos que realmente fazem sentido.

Autor: Maria Auxiliadora Schmidt & Marlene Cainelle
Título: Ensinar História
Editora:Scipione
Livro que busca discutir o ensino de história por meio do trabalho com documentos e com a construção da narrativa histórica, levando em conta a necessidade da investigação histórica, da construção de problemas, de conceitos e o processo de avaliação e como essas questões se articulam com a prática educativa da disciplina.

Autor: Jaime Pinski & Carla Pinski
Título: História e cidadania
Editora: Contexto
Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Este livro trata do processo histórico que levou a sociedade ocidental a conquistar esses direitos, assim como dos passos que faltam para integrar os que ainda não são cidadãos plenos. A obra, só com textos inéditos, escritos por alguns dos principais intelectuais brasileiros, começa com a pré-história da cidadania, analisa as bases da cidadania moderna, descreve sua expansão e, em seguida, traz a questão para o Brasil. História da Cidadania já surge como obra de referência.

Autor: Circe Bittencourt
Título: O saber histórico na sala de aula
Editora: Contexto
Uma tarefa complexa envolve o cotidiano dos professores ao enfrentarem um público estudantil com dificuldades para estabelecer relações com tempos históricos.

Autor: Marc Ferro
Título: A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação
Editora: Ibrasa
Neste livro polêmico, Marc Ferro mostra como a história tem sido manipulada, quer no Ocidente, quer no Oriente. Faz um confronto da história oficial com as muitas “histórias” que coexistem em vários países. E mostra como os acontecimentos tem sido falseados de acordo dom os dominadores do momento.

Autor: Eric Hobsbawn
Título: Sobre História
Editora: Companhia das Letras
Um dos últimos trabalhos de um dos mais respeitados historiadores marxistas ainda vivo, este livro na verdade é uma coleção de ensaios publicados pelo autor, muitos dos quais ainda inéditos, onde Hobsbawm analisa o significado e os compromissos envolvidos na tarefa da escrita da história.

Autor:Jacques Le Goff
Título: História e memória.
Editora: UNICAMP
Reconstrói a evolução do conceito de história, indagando e confrontando as etapas dessa contínua pesquisa sobre a vida do homem, suas relações com o ambiente, os eventos e sua diferente temporalidade. O resultado constitui uma nova perspectiva para as principais questões da historiografia contemporânea.

Autor:Luís Fernando Cerri
Título: Ensino de história e a ditadura militar
Editora: Aos Quatro Ventos.
Coletânea de artigos que tem como objetivo estudar a trajetória do ensino de história no Brasil no período de 1964 a 1985. Trabalham com as transformações ocorridas no período, a relação entre currículo e política, a implantação do projeto político da ditadura e seu impacto sobre a educação, o uso das expressões da mídia. No ensino, o diálogo entre música e História e também a relação entre ensino de História e também a relação entre ensino de História e civismo / cidadania.

Autor: Peter Burke
Título: A escrita da história: novas perspectivas
Questões de método para apresentar as tendências recentes da prática historiográfica. Reunindo textos de alguns dos mais importantes historiadores contemporâneos, Burke oferece um painel geral das perspectivas e desafios do saber histórico do século XX.
Recomendar esta página via e-mail: