Disciplina - História

Sugestão de Leitura III

Temas e Questões para o Ensino de História do Paraná

ALEGRO, Regina Célia (Org.).
Londrina: Eduel, 2013.
Este livro testemunha experiências de um grupo de professores e estudantes de História que podem ser consideradas como um efeito recente e localizado no contexto de uma ampla discussão que se instalou entre os professores preocupados com o ensino de História há pelo menos duas décadas. Essa preocupação pode ser sintetizada pela pergunta que se fez extremamente presente no final da década de 1970 e por quase toda a década seguinte: é possível produzir conhecimento no ensinos fundamental e médio? (Fonte: Editora da Universidade Estadual de Londrina)
Palavras-chave: Paraná. História. Estudo. Ensino.
Acesse a obra completa


O Trato dos Viventes: Formação do Brasil no Atlântico Sul, Séculos XVI e XVII

ALENCASTRO, Luiz Felipe de.
Editora Companhia das Letras, 2000.
Desde o final do século XVI, surge um espaço aterritorial, composto dos enclaves da América portuguesa e das feitorias de Angola. É daí que emerge o Brasil do século XVIII. O autor mostra como essas duas partes unidas pelo oceano se completam num só sistema de exploração colonial cuja singularidade ainda marca profundamente o Brasil contemporâneo. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Historiografia. Pacto colonial escravidão. Tráfico de escravos.


Usos & Abusos da História Oral

AMADO, Janaína; FERREIRA, Marieta de M.
Editora FGV, 2006.
Este livro fornece dados para uma ampla reflexão teórica e metodológica sobre aspectos polêmicos da história oral, lugar de contato e intercâmbio entre a história e as demais ciências sociais e do comportamento, cuja peculiaridade reside na proximidade entre o historiador e os acontecimentos que analisa. As questões abordadas envolvem a definição e o status de história oral, seus usos e suas possibilidades metodológicas. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: História. Historiografia. Memória. Política.


Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política

BENJAMIN, Walter.
Editora Relógio d'água, 1999.
Walter Benjamin atuou como historiador da cultura como um filósofo influenciado em três fontes diferentes: o romantismo alemão, o messianismo judeu e o marxismo. O que este livro traz não é uma combinatória ou "síntese" dessas três perspectivas (aparentemente) incompatíveis, mas a invenção, a partir delas, de uma nova concepção, profundamente original.
Palavras-chave: Arte. Filosofia. Linguagem. Marxismo.


Trabalho, Lar e Botequim: o Cotidiano dos Trabalhadores na Rio de Janeiro da Belle Époque

CHALHOUB, Sidney.
Editora Unicamp, 1987.
Zé Galego, Pachoal e Julia e tantos outros anônimos são os protagonistas desta história que trata da vida dos trabalhadores na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Literatura e história são as marcas de Chalhoub. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Brasil República. História. Historiografia. Literatura.


Visões da Liberdade: uma História das Últimas Décadas da Escravidão

CHALHOUB, Sidney.
Editora Companhia das Letras, 2001.
Um trabalho de pesquisa minucioso e sensível permite a Sidney Chalhoub analisar os processos criminais e de obtenção de alforria em que estes negros estavam envolvidos, revelar seus desejos e interferências nas operações de compra e venda a que tinham de se submeter e, por fim, desvendar o papel que a cidade do Rio - transformada em cidade negra, cidade-esconderijo - desempenhava em suas vidas. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Brasil Império. Escravidão. Relações culturais. Relações de poder.


Os Alemães: Luta pelo Poder e a Evolução do Habitus

ELIAS, Norbert.
Editora Jorge Zahar, 2009.
Pouco antes de morrer, em 1990, Elias concluiu este estudo fundamental da sociedade e da cultura alemãs no qual utilizou suas ideias-chave para analisar o desenvolvimento do país em que nascera. O livro é enriquecido por comparações entre a Alemanha e os países onde o autor passou exilado grande parte de sua vida - França, Grã-Bretanha e Holanda. A obra consiste em uma exposição quase sequencial, do ponto de vista cronológico, do desenvolvimento social alemão, em particular o período que vai do Iluminismo até os dias de hoje.
Palavras-chave: Sociologia. Historiografia. Alemanha. Habitus.


O Processo Civilizador: uma História dos Costumes

ELIAS, Norbert. 
Editora Jorge Zahar, 1993. v. 1
Nesta obra-prima fascinante, Elias analisa a história dos costumes, concentrando-se nas mudanças das regras sociais e no modo como o indivíduo as percebia, modificando comportamento e sentimentos. Norbert Elias buscou informações em livros de etiquetas e boas maneiras, desde o século XIII até o presente, para mostrar que nossos hábitos se colocam em um determinado estágio de uma evolução milenar. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Costumes. Cultura. Etiqueta. Relações culturais.


O Processo Civilizador: Formação do Estado e Civilização

ELIAS, Norbert. 
Editora Jorge Zahar, 1993. v. 2.
Neste segundo volume, Elias examina as condições sociais, econômicas e políticas que provocaram mudanças na sociedade europeia, desde os tempos de Carlos Magno até o século atual. Baseando-se em grande volume de dados históricos, sociológicos e psicológicos, formula uma originalíssima teoria sobre a formação do Estado. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Costumes. Cultura. Etiqueta. Relações culturais.


Vigiar e Punir: História da Violência nas Prisões

FOUCAULT, Michel.
Editora Vozes, 2001.
Esta obra é um estudo científico sobre a evolução histórica da legislação penal e respectivos métodos coercitivos e punitivos adotados pelo poder público na repressão da delinquência. Métodos que vão da violência física até instituições correcionais. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Historiografia. Relações culturais. Relações de poder.


O Queijo e os Vermes

GINZBURG, Carlo.
Editora Companhia das Letras, 2008.
Ao pesquisar julgamentos inquisitoriais, o historiador Carlo Ginzburg deparou-se com um excepcionalmente detalhado. Tratava-se do depoimento de um moleiro do norte da Itália, que no século XVI ousara afirmar que o mundo tinha origem na putrefação. Graças ao fascínio dos inquisidores pelas crenças desse moleiro, Ginzburg pôde reconstituir a trajetória de Menocchio num texto claro e atraente, e desembocar em uma hipótese geral sobre a cultura popular da Europa pré-industrial. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Historiografia. Micro-história. Cultura popular.


História Noturna: Decifrando o Sabá

GINZBURG, Carlo.
Editora Companhia das Letras, 2008.
Durante mais de três séculos, de um extremo a outro da Europa, mulheres e homens acusados de feitiçaria contaram que haviam se reunido no sabá, encontro noturno em que, na presença do diabo, celebravam-se banquetes, orgias sexuais, cerimônias antropofágicas, profanações de ritos cristãos. Por trás da imagem enigmática do sabá, vemos aflorar pouco a pouco um estrato antiquíssimo de mitos e processos de exclusão social, de uma viagem ao mundo dos vivos e dos mortos, à esfera do visível e do invisível. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Historiografia. Micro-história. Europa.


O Fio e os Rastros: o Verdadeiro, Falso, Ficticio

GINZBURG, Carlo.
Editora Companhia das Letras, 2007.
Nesta coleção de ensaios, o historiador volta-se para as relações entre fato e ficção, prova e testemunho, história e literatura, abordando uma constelação díspare de assuntos e personagens - o extermínio dos judeus de Menorca e a viagem dos canibais brasileiros à França, a narrativa de Stendhal e os famigerados Protocolos dos Sábios de Sião, o estilo de Voltaire e o nascimento do cinema.
Palavras-chave: Historiografia. Micro-história. Literatura. Cultura popular.


Paraná Negro

GOMES JR, Jackson; SILVA, Geraldo Luiz da; AFONSO, Paulo (Orgs.).
Editora Funpar, 2008.
Com este livro, Funpar e UFPR fazem um reconhecimento público da importância da etnia negra, que, por meio do conhecimento tecnológico e trabalho, contribuiu para estabelecer os pilares de nossa sociedade.
Palavras-chave: Etnia. Quilombola. Negro. Paraná.
Acesse a obra completa


Liberdade por um Fio: Histórias dos Quilombos no Brasil

GOMES, Flávio dos S.; REIS, João J.
Editora Companhia das Letras, 1996.
Palmares tornou-se o quilombo mais conhecido entre vários que se formaram no Brasil. Os quilombos ocuparam sertões e florestas, atacaram cidades, vilas, garimpos, engenhos e fazendas. Criaram economias próprias, muitas vezes prósperas. É essa história de busca de liberdade, plena de ciladas, conflitos e compromissos, que os artigos deste livro vão desvendando, à medida que se debruçam sobre o panorama complexo da escravidão e da resistência negra.
Palavras-chave: Relações culturais. Relações de poder. Historiografia. Quilombros. Escravidão.


Sobre História

HOBSBAWM, Eric J.
Editora Companhia das Letras, 1998.
Nesta coleção de ensaios, muitos ainda inéditos, Eric Hobsbawm reflete sobre a prática e a teoria da disciplina que fez sua justa fama como um dos maiores historiadores contemporâneos. Em suas reflexões sobre o papel do historiador, Hobsbawm analisa os problemas da ordem do dia, como a identificação das identidades nacionais na Europa e o uso ideológico do discurso histórico naquele contexto; um balanço dos 150 anos do Manifesto Comunista, entre outras questões contemporâneas.
Palavras-chave: Historiografia. Annales. Nova História. Micro-história.


O Príncipe

MAQUIAVEL, Nicolau.
Editora Difel, 2002.
O Príncipe foi escrito por Nicolau Maquiavel em 1513, e sua primeira edição foi publicada após a morte do autor em 1532. Trata-se de um dos tratados políticos mais fundamentais elaborados pelo pensamento humano, e que tem papel crucial na construção do conceito de Estado como modernamente conhecemos.
Palavras-chave: Ciência política. Governo. Liberdade. Política.


Superando o Racismo na Escola

MUNANGA, Kebengele (Org.). 
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
Trata-se de uma obra para refletir e propor mudanças contra uma das mais perversas formas de violência perpetradas cotidianamente na sociedade brasileira. Os destinatários naturais deste livro são os professores(as) da educação básica. Esta obra sugere atitudes práticas de desconstrução e reversão da ideologia e dos estereótipos racistas no cotidiano escolar. Superando o racismo na escola, apresenta os trabalhos de onze professores e especialistas em educação. Os textos são de autoria de Ana Célia da silva, Antônio Olímpio de Sant'Ana, Glória Moura, Helena Theodoro, Heloisa Pires Lima, Inaldete Pinheiro de Andrade, Maria José Lopes da Silva, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves, Rafael Sanzio Araújo dos Anjos e Véra Neusa Lopes.
Palavras-chave: Racismo. Escola. Educação básica.
Acesse a obra completa


Repensando o Estado Novo

PANDOLFI, Dulce (Org.)
Rio de Janeiro: Ed.Fundação Getulio Vargas, 1999.
Neste livro, o leitor entrará em contato com dimensões diversas do Estado Novo. Os personagens, as instituições, as questões e as abordagens aqui presentes são os mais variados. O volume se compõe de 18 capítulos, agrupados em seis partes. Cabe ressaltar que alguns textos são transcrições das exposições feitas no seminário, enquanto outros, a grande maioria, são versões mais elaboradas, embora mantenham o conteúdo do que foi ali exposto. (Fonte: Editora FGV)
Palavras-chave: Estado Novo. Getúlio Vargas. Ditadura. Brasil.
Acesse a obra completa


Um Historiador nas Fronteiras: o Brasil de Sérgio Buarque de Holanda

PESAVENTO, Sandra J.
Editora UFMG. 2005.
Apresentando uma releitura da obra de um dos mais consagrados historiadores brasileiros, o Grupo Internacional Clíope, que estuda, há uma década, as relações entre a história e a literatura, reuniu cinco ensaios em torno da escrita de Sérgio Buarque de Holanda e das noções de tempo e espaço que percorrem a sua obra. Os textos são frutos do diálogo estabelecido entre seus autores no âmbito do grupo de estudos mencionado. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Biografia. Historiografia. Literatura. Micro-história.


História Cultural - Experiências de Pesquisa

PESAVENTO, Sandra J.
Editora UFRGS, 2003.
A História Cultural agrega amplo espectro de campos temáticos e diversidade de objetos de pesquisa. A obra reúne algumas experiências de pesquisa em História Cultural, considerada por alguns como a corrente historiográfica predominante atualmente, que traduzem indagações presentes entre os pesquisadores de hoje. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Historiografia. Annales. Nova História. Micro-história.


História das Mulheres no Brasil

PRIORE, Mary del (Org.).
Editora Contexto, 2004.
Este livro conta a trajetória das mulheres, desde o Brasil colonial. Percebendo a história das mulheres como algo que envolve também a história das famílias, do trabalho, da mídia, da literatura, da sexualidade, da violência, dos sentimentos e das representações, o livro abarca os mais diferentes espaços e extratos sociais.
Palavras-chave: Brasil. Mulheres. Relações de gênero.


O Contrato Social: Princípios do Direito Político

ROUSSEAU, Jean-Jacques.
Editora Ediouro, 1996.
Esta obra é de um dos mais considerados pensadores europeus no século XVIII. Sua obra inspirou reformas políticas e educacionais, e tornou-se, mais tarde, a base do chamado Romantismo. Formou, com Montesquieu e os liberais ingleses, o grupo de brilhantes pensadores pais da ciência política moderna.
Palavras-chave: Ciências Políticas. Contrato Social. Direito. Rousseau.


História Viva: Forma e Funções do Conhecimento Histórico

RÜSEN, Jörn.
Editora UNB, 2001.
Este terceiro livro completa a trilogia intitulada Teoria da História, de Jörn Rüsen. Seu ponto de partida é a ideia de que todo trabalho do historiador inclui sempre determinada forma de apresentação e que cada uma dessas formas está em um determinado contexto prático. É em sua apresentação formatada e em suas funções na vida social e cultural de seu tempo que o saber histórico vive. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: História. Historiografia. Memória. Política.


História e Música no Brasil

SALIBA, Elias T.; MORAES, José G. V. de (Orgs.).
Alameda Editorial, 2010.
Este livro tem como objetivo distinguir as projeções da história na música e escutar as reverberações dos acontecimentos nas sonoridades produzidas pelas sociedades. Considerada utópica ou irrealizável, esta dupla tarefa acabou definindo um horizonte de pesquisas e absorveu boa parte dos esforços dos historiadores e musicólogos nas últimas décadas e, agora, este esforço é editado em livro organizado pelos historiadores José Geraldo Vinci de Moraes e Elias Thomé Saliba. Este livro convida os leitores para saborear as melodias que marcaram época e faz com que o leitor queira participar, com sua própria experiência de leitura e de escuta, deste novo horizonte de pesquisas das sonoridades da história brasileira. (Fonte: Livraria da Travessa)
Palavras-chave: Ensino. História. Música. MPB.


História do Brasil

SALVADOR, Frei Vicente do.
Editora Melhoramentos - MEC, s/d.
Frei Vicente do Salvador, nascido Vicente Rodrigues Palha (1564-1635), foi um religioso franciscano brasileiro; primeiro autor de uma história da jovem Colônia portuguesa, recebendo por tal o título de "pai da história brasileira". A obra do frei Vicente, História do Brasil, dividida em cinco livros, fala sobre o modus vivendi na Colônia, narrando episódios conhecidos de seus primeiros governadores, bem como anedotas, o jeito de falar e de viver nas terras ainda tão novas.
Palavras-chave: Brasil. História. Historiografia.
Acesse a obra completa


Gênero e História: Homens, Mulheres e a Prática Histórica

SMITH, Bonnie G.
Editora Edusc, 2003.
Numa perspectiva de gênero, este livro aborda uma temática atual e de grande interesse, por ser um estudo meticuloso, em termos historiográficos, bem fundamentado teoricamente e que traz grandes contribuições às questões epistemológicas dos estudos históricos. O livro rastreia a constituição do campo do historiador sob a perspectiva do gênero. (Fonte: Livraria Cultura).
Palavras-chave: Historiografia. Relações de gênero. Feminismo.


O Diabo e a Terra de Santa Cruz: Feitiçaria e Religiosidade Popular no Brasil Colonia

SOUZA, Laura de Mello e.
Editora Companhia das Letras, 2009.
Este é o primeiro estudo realizado no Brasil sobre a feitiçaria nos tempos coloniais. Uma verdadeira arqueologia da religiosidade popular, com base em cronistas da época, devassas eclesiásticas e processos da Inquisição, em uma linguagem que mostra rigor literário e científico e não o tédio acadêmico. Por meio da nossa herança cultural europeia, indígena e africana, aqui são rastreadas antigas práticas e personagens que, ainda hoje, integram nossa crença e frequentam nossos terreiros. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave Brasil Colonial. Historiografia. Imaginário. Mentalidade. Religiosidade.
Recomendar esta página via e-mail: