Disciplina - História

O presidente Bossa Nova

A trajetória de JK a caminho da Presidência, transcorreu por um caminho tortuoso, que teria levado à desistência qualquer outro menos afeito às ciladas políticas e menos prevenido contra ações efetivas, realizadas à margem da lei.

Com o suposto suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de Agosto de 1954, um vazio instalou-se no campo político nacional. Na tentativa de substituí-lo uma candidatura de “união nacional”, com a adesão de dois dos maiores partidos políticos da época: o Partido Social Democrático (PSD) e a União Democrática Nacional (UDN) foi lançada.

No entanto, em 10 de Fevereiro de 1955, o PSD homologou o nome de Juscelino Kubitschek como candidato à presidência da República. JK sabia que precisava do apoio de uma base sólida e da aceitação popular. Nessa perspectiva selou-se um acordo entre PSD e PTB, e João Goulart (Jango) passa a integrar a candidatura de JK como vice-presidente.

Muitas foram as tentativas dos “anti-getulistas” para inviabilizar a campanha JK - Jango, apoiada, inclusive, pelo Partido Comunista Brasileiro. Entretanto, a UDN era a principal rival dessa coligação, com intenções óbvias de impedir, a qualquer custo, a vitória de JK.

Nas eleições de 3 de Outubro de 1955, JK elegeu-se com 36% dos votos válidos, contra 30% de Juarez Távora (UDN), 26% de Ademar de Barros (PSP) e 8% de Plínio Salgado (PRP). Naquela época, as eleições para presidente e vice não eram vinculadas, mas Jango foi o mais votado para vice, recebendo, inclusive, mais votos do que JK e pôde, em 31 de Janeiro de 1956, sentar-se ao lado de seu companheiro de chapa para governar o país.

Fontes de Pesquisa


Recursos Didáticos

íconeInformações gerais
Assuntos relacionadas ao tema.

Ícone de artigos, tese, dissertações e monografiasArtigos
Produções acadêmicas relacionadas ao tema.


Ícone de áudioÁudios
Acesso os áudios relacionados ao tema.


Ícone de simuladores Conteúdo Interativo
Infográficos, Jogos, Simuladores e Animações.


ícone imagemImagens
Acesse as imagens relacionadas.


ícone notíciasNotícias
Acesse as notícias relacionadas.



Ícone de trechos de filmesTrechos de filmes
Veja os trechos relacionados ao tema.


Ícone de vídeosVídeos
Acesse os vídeos relacionados ao tema.

Recomendar esta página via e-mail: